POST

Este Natal ofereça prendas com história: workshops, mercados e feiras natalícias

O Natal está aí à porta. O mês de Dezembro já começou e com isso começam as idas às compras para conseguir os melhores presentes. Não é novidade nenhuma que a altura do Natal é uma das épocas do ano de maior consumo em todo o mundo, gerando milhões e milhões de euros. O Fashion Revolution Portugal vem novamente desafiá-lo, desta vez no espírito natalício, a encontrar uma alternativa às várias horas passadas às compras nas grandes superfícies comercias, optando por oferecer prendas com história. Para isso há inúmeras opções à sua escolha: a primeira será sem dúvida o faça você mesmo, ou DIY – Do It Yourself, seja com conhecimentos que já tem ou que adquira em workshops; pode também reparar ou reciclar objectos que já possuí, dê-lhes novas formas e novas vidas; pode ainda trocar, as peças de roupa ou outros bens que tem em casa e nos quais já não toca há meses ou anos, estes podem ganhar novos significados quando adquiridos por outras pessoas e quem sabe você não encontra também algum tesouro que nunca esperou encontrar; por último pode comprar mas em mercados e feiras de design, artesanato, gastronomia, …, de produtos nacionais, por todo o país. O Fashion Revolution deixa aqui as suas sugestões:

Para aqueles que querem fazer as suas prendas mas não sabem nem o quê nem como, aqui estão alguns workshops a decorrer em Dezembro:

Workshop de tricot, depois de ensinar a bordar, a fazer ponto cruz e a fazer crochet, A Avó vai trabalhar vai ensinar a tricotar já no próximo dia 10. O primeiro turno é das 10h às 13h30 e o segundo turno das 14h30 às 18h. Mais informações no facebook A Avó veio trabalhar.

Arm knitting workshop (tricotar com os braços) com o Frederico Cardoso da Knitted by Macho Men, dia 9 de Dezembro, entre as 15h e as 19h, no LXFactory. Mais informações no facebook Knitted by Macho Men.

 

15219663_1171224659627891_5686164786233403465_n

 

Oficina de Tecelagem com a Guida Fonseca, nos dias 10 e 11 de Dezembro, das 10h às 20h, no espaço da Chi Coração, na Rua da Prata, nº 274, em Lisboa. Mais informações no facebook Guida Fonseca Textile Art.

(Neste caso, para oferecer um workshop como prenda) Workshop de Iniciação à Tapeçaria em Tear, pela Retrosaria, com a Vânia Oliveira da TWO HANDS Textile Studio, no sábado dia 21 de Janeiro de 2017, das 10h às 14h – inscrição prévia. Mais informações sobre este e outros workshops da Vânia Oliveira no facebook TWO HANDS Textile Studio.

 

Para quem tem coisas que seria uma bela surpresa se aparecessem arranjadas ou re-inventadas:

Repair Café, dia 10 de Dezembro, das 15h às 18h no FabLab Lisboa, na Rua Maria da Fonte – Mercado do Forno Do Tijolo, sendo que esta edição natalícia tem um espaço dedicado a Toy Hacking: reparação e “re-invenção” de brinquedos. Mais informações no facebook Repair Café Lisboa.

 

Para quem tem livros lidos, parados na estante, tão mais valiosos para alguém que os queira ler ou o armário cheio de roupa em boas condições mas que já há imenso tempo que não usa, aqui ficam duas sugestões:

Para uma experiência mais intimista, uma prenda para você mesmo(a), não pode faltar à primeira sessão mensal do Lisboa BOOK CLUB a acontecer no Charivari Lab, na Graça, dia 9, sexta-feira, das 21h às 24h. Leve um livro à sua escolha e durante a sessão encontre alguém a quem o oferecer enquanto partilha conversas sobre literatura e arte, numa atmosfera descontraída. Mais informações na página do evento no facebook.

O SWAP Market Natal do Fashion Revolution Portugal, a acontecer no dia 10 de Dezembro, das 18h às 22h, no espaço do Com Calma, em Benfica, onde foi a última edição. Mais uma vez, basta trazeres as tuas peças de roupa ou acessórios em boas condições e trocá-las por outros disponíveis. Mais informações no nosso facebook.

 

15195929_1340361005984717_1478572224821579375_o

 

Para quem prefere comprar aqui ficam alguns dos muitos mercados pelo país:

Também o Mercado Crafts & Design, no Jardim da Estrela, em Lisboa, que costuma realizar-se no 1º fim-de-semana de cada mês, vai prolongar-se neste mês de Dezembro em edição dedicada ao Natal. Assim, nos dias 3 e 4, 10 e 11 e 17 e 18, das 10h às 18h, o mercado vai estar no Jardim da Estrela com bancas de design, vestuário, acessórios, decoração,… Mais informações no facebook do Mercado Crafts & Design.

O Mercado de Natal na Praça da República, no Montijo, conta com artesanato e doces para todos os gostos, de 7 a 11 de Dezembro. Mais informações na página do evento no facebook.

O Mercado de Natal de Alvalade, a acontecer de 8 a 18, de Domingos a Quintas das 10h às 20h e de Sextas a Sábados das 10h às 21h, estará na Avenida da Igreja com inúmeras bancas a se juntarem ao comercio local, contando com produtos de vestuário, decoração, acessórios, produtos regionais e muitos outros. Mais informações na página do evento no facebook.

O Intendências, Mercado Animado, no dia 11, das 15h às 22h, no espaço “Crew Hassan”, no Intendente, terá música, mercado, workshops de Yoga, Jiu-Jitsu, Capoeira e outros e ainda uma área infantil. Mais informações no facebook do Intendências, Mercado Animado.

O Christmas Market do Ateneu, no Ateneu Comercial do Porto, oferece uma variada gama de produtos de vestuário a acessórios, calçado, decoração, gastronomia e artesanato, entre 16 e 18 de Dezembro. Mais informações na página do evento no facebook.

O FleaMarket, ou mercado da pulga, acontece no 6º e 7º andar do parque de estacionamento Silo Auto, no Porto, no sábado, 17 de Dezembro, das 14h às 19h. Lá pode encontrar desde livros a acessórios, roupa e calçado, discos e cd’s, entre outros, tudo em 2ª mão. Mais informações no facebook do FleaMarket Porto.

O Hype Market, com mais de 50 marcas de acessórios, vestuário, decoração,…, presentes, estará na Avenida da Igreja, 37 E, em Lisboa, no dia 17, das 11h às 19h. Mais informações no facebook do Hype Market.

A Feira das Almas *Xmas!* vem em dose dupla neste mês de Dezembro, a feira que se costuma realizar no 1º fim-de-semana de cada mês, realiza-se este mês também a 17 e 18, no Regueirão dos Anjos como de costume, das 11h às 19h. Mais informações no facebook da Feira das Almas.

15109496_1136668599786813_4974443966152614076_n

(Cartaz da edição de Natal da Feira das Almas, desenhado por Mosi)

O Rehabbed Market Pure Christmas, edição de Natal do Rehabbed Market, estará das 11h às 19h, nos dias 17 e 18 de Dezembro, no TimeOut Market – Mercado da Ribeira. Mais informações no facebook do Rehabbed Market.

A última edição das Feiras Francas deste ano dedica-se à época natalícia. No Palácio da Artes – Fábrica de Talentos, no Largo de São Domingos no Porto, nos dias 17 e 18 de Dezembro, das 12h às 19h, pode encontrar criações de mais de 30 jovens talentos nacionais, nas áreas da ourivesaria, artesanato, moda e outras.

Além de todos estes mercados, muitas freguesias e municípios organizam festas de Natal com feiras e venda de produtos artesanais, gastronomia e música ao vivo. São exemplo a Aldeia de Natal do Seixal, a realizar-se nos dias 11, 12 e 13 de Dezembro, no Jardim do Fogueteiro, e o Mercado de Natal de Benfica, de 12 a 15, a acontecer no Jardim do Mercado, entre muitos outros por todo o país.

 

Seja qual for a opção que escolha para as suas prendas neste Natal tente sempre saber a história daquilo que está a adquirir, quando comprar faça-o de forma consciente. É possível um Natal sustentável e há muitas opções por onde escolher!!

Boas Festas, são os desejos de toda a equipa do Fashion Revolution Portugal!!

E não se esqueça de nos vir visitar ao nosso SWAP Market de Natal, no Com Calma, em Benfica, dia 10, das 18h às 22h.

(Imagens: Retiradas da página do Facebook das respectivas marcas)